Na Equilíbrio e Saúde em Estarreja contamos com uma consulta de fisioterapia com vista a acelerar a recuperação e prevenir lesões e doenças ocupacionais.

O processo terapêutico inicia-se com uma consulta de diagnóstico na qual o fisioterapeuta analisa exames prévios e observa os movimentos do paciente. Pretende-se ter uma visão ampla do seu estado de saúde, identificar alguma possível lesão e a analisar dificuldades motoras e interpretar a dor.

O tratamento varia consoante a condição do paciente e a lesão a ser tratada e pode ser realizado com recurso a massagens, exercícios físicos e/ou tratamento à base de frio e calor. O fisioterapeuta acompanha cada movimento e orienta o paciente no exercício, monitorizando os progressos. Ao longo do tratamento a prescrição é ajustada e poderão ser prescritos exercícios para realizar em casa.

A fisioterapia é indicada para dores localizadas, distensões e roturas musculares, tendinopatias, lombalgias, cervicalgias e muito mais!

Destina-se a todas as etapas do ciclo vital, desde a infância à velhice e pode aplicar-se a diversas problemáticas numa solução individualizada!

fisioFisioterapia

Na Saúde Preventiva:

Tem como objectivo evitar lesões por esforço repetitivo, atenuar sintomas de doenças articulares, diminuir a tensão muscular.Recorre e técnicas como o relaxamento muscular, exercícios respiratórios e alongamento corporal. Os exercícios respiratórios são excelentes coadjuvantes no tratamento da ansiedade, insónias e depressão.

Fisioterapia Desportiva:

Se pratica algum desporto esta vertente da fisioterapia adequa-se perfeitamente às suas necessidades.Realizamos avaliações físicas para verificar o condicionamento físico do atleta e prescrevemos um tratamento preventivo consoante a actividade física e tratamos lesões e traumas físicos.

Fisioterapia Neurológica:

Actua em distúrbios neurológicos, motores e cognitivos que afectam a parte motora. Tem como objectivo promover padrões motores adequados através da melhoria da força, coordenação motora e equilíbrio.O paciente é estimulado no sentido de restabelecer as suas funções ou readaptar-se a uma nova condição.Aplica-se frequentemente em situações de AVC, traumatismos e lesões vertebro-medulares, Esclerose, Parkinson e Alzheimer e Paralisias.

Fisioterapia Ortopédica:

Destina-se a pacientes com fraturas, traumas e luxações. O tratamento pretende aliviar a dor e recuperar os movimentos. Aplica-se em lesões músculo-esqueléticas, reabilitação pós-cirurgia, recuperação após a colocação de próteses, entre outros.

Fisioterapia Cárdio-Respiratória:

Visa a prevenção e tratamento de patologias dos sistemas respiratório e cardíaco. Pretende melhorar a função respiratória, promovendo uma melhor oxigenação, através da libertação de secreções e aumento da capacidade respiratória. É especialmente benéfica em situações de infecções respiratórias (bronquiolite, bronquite, pneumonia), asma, fibrose quística, enfisema pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crónica.

Fisioterapia Músculo-Esquelética:

Pretende aliviar a sintomatologia associada a dor e inflamação nos músculos (lombalgias, alterações posturais, hérnias), ossos e articulações, restaurando a sua função.

Fisioterapia Reumatológica:

Aplica-se a patologias crónicas e degenerativas (artrose, artrite, osteoporose, fibromialgia, gota, tendinites, lúpus) com objectivo de minimizar a dor e incapacidade. Estimula-se o movimento articular, prevenindo e retardando a progressão das deformidades.

Osteoetiopatia

Na Equilíbrio e Saúde em Estarreja também temos ao seu dispor uma consulta de osteoetiopatia, uma terapia manual que se aplica a diversas patologias. A osteoetiopatia diferencia-se da osteopatia porque integra o conhecimento de outras áreas para tratar a raiz (etiopatia) do problema.

Esta especialidade é bastante completa e abrangente uma vez que diagnostica e ao mesmo tempo trata os desequilíbrios posturais que conduzem  a restrições de mobilidade.

É feita uma avaliação do tipo de dor e disfunção para que se trate a causa numa perspectiva holística.

O osteoetiopata trata uma ampla gama de problemas que o o corpo humano sofre durante a sua vida e pode oferecer uma mais valia, na medida que o seu objectivo na população é implementar a prevenção e o retardamento das degenerações osteomusculares de origem mecânica, dar melhor mobilidade articular e eliminar as dores articulares.

Refira-se que as técnicas osteoetiopáticas não têm efeitos secundários, são bastantes eficazes e mais económicas. Estas técnicas osteopáticas são importantes para o equilíbrio postural e minimizam os síndromas dolorosos do corpo humano, tais como:

  • Dores da coluna vertebral (torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, desequilíbrios da bacia, hérnias discais, etc.);
  • Dores do membro superior (nevralgias, cervicobraquialgias, periartrites escapulo-umerais, parestesias, cotovelo de tenista, lesões por esforços repetitivos);
  • Dores do membro inferior (ciáticas, cruralgias, tendinites, entorse, etc.).

O tratamento osteopático, diferente de qualquer outra terapia, pode ser aplicado em qualquer idade, é menos agressivo e melhor tolerado visando melhorar a qualidade de vida.

Na Equilíbrio e Saúde também pode fazer uma consulta de osteopatia visceral. Se sofre de hérnia de hiato, ptoses viscerais, obstipação intestinal, refluxo / azia, distúrbios hepatobiliares (fígado / vesícula), alterações cardíacas, distúrbios renais, alterações do ciclo menstrual, entre outras venha ao nosso espaço em Estarreja e invista na sua saúde.

Benefícios

A osteopatia é indicada para:

  • Melhorar a postura;
  • Retardar os sintomas de desgaste articular;
  • Eliminar a dor nos problemas osteomusculares de origem mecânica;
  • Melhorar a mobilidade articular;
  • Estimular a força e a flexibilidade;

Como qualquer outra terapia a Osteopatia também tem contra-indicações, tais como: tumores, quadros articulares agudos como artrite reumatóide, lúpus, espondilite anquilosante, artropatias traumáticas recentes, anquilose, insuficiências circulatórias localizadas, síndroma vertebro-basilar, hérnia discal extrusada e estados infecciosos.